Filmes e vida: o bem e o mal

Preciso comentar sobre os dois filmes que vi neste recesso de fim de ano: Detona Ralph e De Pernas para o Ar 2. O primeiro é uma graça, com ressalvas. O segundo pretendia ser engraçadinho, mas é um horror. Explico:  Detona Ralph é fofo, tem personagens encantadores, um roteiro bem escrito, cenas bem desenvolvidas, mas… pois é, sempre tem um mais que me incomoda. Neste filme o que me incomodou foi a ‘mensagem’ deixada.

Não pretendo contar o filme todo, mas quem já viu o trailler sabe que  Ralph está cansado da vida de vilão, do cara que nunca ganha medalha, que não é reconhecido, que não tem amigos e vive excluído da sociedade. Pois bem, Ralph passa o filme buscando o reconhecimento, a tal medalha e, no fim, conclui que ser vilão é importante, que ele tem um papel fundamental. E fica feliz por isso. Ora bolas, que saco.

Ou seja, o filme passa a clara mensagem de que não é ruim ser mal, desde que se tenha um propósito. Como assim?? É legal ser mal, ir pra guerra e matar um monte de gente em nome da paz. É isso? É legal ser mal e caçar este ou aquele que representa uma ameaça à humanidade…. simplesmente é legal ser mal. O mal tem seu papel e é acolhido no personagem cativante de Ralph, o bom vilão. Isso me incomodou num grau que não vou ser capaz de detalhar. Bem, talvez seja mesmo legal ser mal, mas ainda não sei lidar com isso, não sei lidar com minha porção má… pode ser por isso que o filme tenha me incomodado. De qualquer forma, recomendo. A animação é encantadora.

Já o De Pernas para o Ar 2 … bem, se puder, fuja. O filme é a maior roubada. Tem uma ou duas piadas engraçadinhas e só. Olhei diversas vezes pra cara do meu namorado e ele estava tão entendiado quanto o casal que sentou ao meu lado. As cenas rodadas em NY pareciam ter como propósito fazer de Ingrid Guimarães a nossa Carrie Bradshaw. Até as tomadas pelas ruas são similares às muitas do seriado Sex and The City, incluindo os cortes. Enfim, apesar de ter bons atores, o filme é ruim, com piadas repetidas, sem criatividade… não acredito que vá fazer tanto sucesso quanto o primeiro da série e, sinceramente, espero que não rodem um terceiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s