Quando ultrapassar nossos limites?

Às vezes, por um motivo ou outro, a gente faz coisas antes impensadas. Rompemos relações, brigamos com amigos queridos, abafamos uma fofoca para não fazer alguém infeliz, aceitamos fazer algo que não nos deixa muito confortável, chegamos a fechar os olhos mesmos para aquele chefe ou parceiro que nos rouba o crédito em alguma ideia brilhante e tal.

Mas, de verdade, algumas coisas são muito importantes para serem ignoradas ou deixadas de lado. Simplesmente não dá para aceitar, para abrir mão. Quais coisas? Bem, aí depende. Esse tipo de limite é muito pessoal. Eu tenho os meus, claro, e não vou citá-los aqui. São escolhas bem pessoais mesmo. O que mais me surpreende é que, de uns anos para cá, tenho percebido uma certa elasticidade em alguns destes meus limites.

Acredito que muita gente passe pelo mesmo. Se bem que, tenho ouvido por aí algumas pessoas queridas espalharem que, agora, mais velhas, elas não aceitam mais algumas coisas. Sei lá, tudo muito doido. Comigo, confesso, acontece o contrário. É como se a idade, a experiência, nos revelasse que não vale a pena lutar contra algumas pessoas ou fatos.

A vida ensina. O triste é quando a gente se recusa a aprender. A vida bate e a gente não cansa de apanhar. Acredito que algumas pessoas tenham mesmo a vocação para ser mulher de malandro, saca. Eu, tô fora. Tenho limites e, mesmo flexibilizando alguns, tenho aqueles limites que chamo de capitais. Não posso aceitar nada que me machuque profundamente, algo que me afunde, que não me deixe viver, sorrir. Se alguém me faz algo que não consigo superar, está na cara de que preciso fazer algo para mudar. Mas, aquelas coisas não tão capitais assim, ok, aceito uma fechadinha de olho. Tudo em nome do bem estar social e da minha saúde. Se não podemos parar a roda, vamos rodar… Tudo nessa vida é equilíbrio.

Um comentário sobre “Quando ultrapassar nossos limites?

Deixe um comentário

