Você não pode ter tudo na vida, me disse, um dia, uma amiga. Desculpa, mas eu posso. Recuso-me a acreditar no contrário. Sim, ao menos acho que posso e, sinceramente, achar que posso já é o primeiro passo. Esta amiga me deu uns 300 mil motivos e fez correlações para provar a tese dela. Ok, respeito. Cada um sabe a vida que tem. E, de fato, olhando de longe a vida desta amiga, fica claro que, no caso dela, ou ela tem uma coisa ou outra. Tipo a Xuxa:  é feliz no trabalho ou no amor. Porra, mas eu quero tudo. E eu tenho tudo o que quero.

Tive um namorado que não cansava de repetir, com um certo grau de inveja, percebo hoje, que ele não entendia como eu conseguia tudo aquilo que queria. E consigo mesmo. É fácil? Não, claro. Na verdade, é difícil pra caramba. As coisas acontecem de forma rápida, vertiginosamente? Nem todas. Em alguns casos, levei anos para conseguir determinadas coisas, mas consegui. Sem contar que me decepcionei com muita gente pelo caminho, mas faz parte. É bom porque ficamos mais fortes e espertos.

A mensagem que fica aqui é: não se conforme! Isso mesmo, não se conforme com a vida, não se conforme com seu emprego, com seu amor, com sua situação financeira. É muito cômodo a gente acreditar que é tudo essa bosta mesmo e tocar o barco sem pensar no que poderíamos fazer de diferente. Pensar cansa, né? Mas, acredite, não precisa ser assim. É possível dar a volta por cima, deixar bagagens pesadas para trás, se reinventar. Sim, é verdade que, para algumas pessoas, tudo parece mais fácil. Mas vale ressaltar aqui a palavra PARECE. Já diz o ditado ‘nem tudo que reluz, é ouro’. Nem tudo o que aparenta tranquilidade, assim o é.

Muitas vezes olhamos a grama do vizinho e a achamos mais verde que a nossa (não estou falando dos californianos que estão pintando suas gramas com tom mais forte de verde para que seus gramados pareçam mais bonitos, apesar da forte seca). Quero que a gente tenha em mente que é preciso saber exatamente o que aquele vizinho passou para ter a grama daquele jeito. Nem todo mundo é aberto, nem todo mundo sai por aí contando seus fracassos e dificuldades. E, acredito, por isso mesmo é que tendemos a achar que, para algumas pessoas, a vida é mais fácil. Tá, vamos combinar que, para poucas pessoas no mundo, para alguns privilegiados, as coisas são mais facilitadas. Há os que nascem ricos, por exemplo. Mas, bem sabemos que dinheiro não é tudo na vida. Bem, pelo menos eu acredito nisso. E não podemos olhar apenas para as minorias.

Então, retomando, não se conforme! Não acredite que tudo o que você tem é exatamente o que você merece ou que você não pode ter tudo o que deseja na vida. Isso não é verdade. Pode ser mais lento e difícil para uns do que para outros, mas acredito que, a seu tempo, para quem se esforça, sempre há uma recompensa. E não estou aqui falando de dinheiro ou apenas de dinheiro. São realizações do tipo: quero um emprego dos sonhos, um ótimo salário, um marido lindo, fiel e bom de cama e, claro, ter filhos lindos e saudáveis com o bônus de viajar para a Europa todos os anos. Sim, acredite, você pode ter tudo isso. Não vale se contentar com o emprego meia boca só porque você tem o marido dos sonhos. Por que não ter os dois?

Não se conforme, não se conforme, não se conforme. Vou repetir até você acreditar que é viável ser feliz. Sem dúvida, volta e meia acontece algo na nossa vida que nos colocar pra baixo. Sei bem o que é isso, já passei por muitos obstáculos, mas não me conformo. E acho que nunca me conformarei.  Tenho uma amiga que sempre se surpreende com a quantidade de vezes que já mudei de emprego. Mas pergunto: por que não? Por que vou continuar trabalhando em um lugar que me faz mal? Que paga pouco? Que pode até valorizar meu trabalho, mas não da forma como eu gostaria? Não faz sentido a gente sacrificar nossa curta passagem nesta terra apenas por conformidade, para se sentir parte de algo. To fora. Eu quero é ser feliz e sempre vou na direção daquilo que acredito que me fará feliz. E isso serve para trabalho, amor e amizades.

Se tenho tudo o que quero? Ainda não. Mas estou quase lá e acredito que vou conseguir tudo mesmo. Logo, a dica do dia é: não se conforme!

2 comentários sobre “Porque eu mereço a não conformidade

Deixe um comentário

