luznotunel

A avó de uma amiga está internada, no CTI, e a família já foi avisada que não há nada mais a ser feito. Triste, eu sei, mas esta amiga está bem consciente de que a avó viveu plenamente tudo o que podia, foi feliz, criou uma família linda e, enfim, está pronta para partir. Belo, não?

Sim, há beleza na morte. Há beleza em olhar a vida de uma pessoa e pensar que ela já pode morrer, que foi feliz e realizada. Claro que, de fato, nunca vamos saber se a pessoa foi mesmo tão feliz ou realizada assim. Até porque as pessoas mentem. E mentem não só para a sociedade, mas, inclusive, para si mesmas.

Com medo de mudanças, com medo de encarar a realidade, é muito comum que a gente, e estou 100% incluída, acabe dando uma esquecida em algumas coisas que não estão lá muito boas nas nossas vidas ou, o que talvez seja mais recorrente, a gente faz de conta que está sempre tudo bem, que sempre tomamos as melhores decisões e tal.

Como não tenho motivos para esconder nada, assumo que tenho sim uma meia dúzia de coisas que me arrependo. Se as faria de forma diferente? Claro. Só repete os mesmos erros quem é burro. Se pudesse, não teria feito algumas coisas estúpidas, teria conduzido algumas situações de outra forma e tal.

Esta seria minha fórmula do sucesso ou felicidade? Claro que não. Certamente tenho clareza de que tal fórmula não existe e que todas estas microcagadas na minha vida acabaram por formar meu caráter e, pode acreditar, gosto de quem sou.

Então, diante de toda esta explanação, fica o registro de que, daqui a uns 70 anos, quando for morrer (super otimista), gostaria que minha família pudesse dizer o mesmo que minha amiga diz sobre a avó: que descanse em paz, minha avó fez tudo o que quis na vida e foi feliz. Acho que, neste momento, sem dúvida, estarei realizada.

Deixe um comentário

