Sobre as biografias não autorizadas…

O assunto pipocou nas últimas semanas. Finalmente, depois de longa disputa, o Supremo Tribunal Federal decidiu liberar. Entre os argumentos, o clássico “o controle prévio das biografias e a filtragem de documentos, de depoimentos, de informações pelo biografado ou pela sua família comprometem a liberdade de informação e a busca pela verdade”. Sou favorável, claro. Tem mesmo que liberar. Não faz sentido voltar ao tempo da censura.

Mas, o que me chamou a atenção e me motivou a escrever este post, foi ter lido estes dias parte da minha vida, da minha história, contada por outra pessoa. Foi tão estranho. Tão diferente da forma como eu contaria. Claro que a pessoa contou do modo torto dela, super romantizado, cheio de mentiras. Fazer o que? Nada.

Eu li Eu ri. Eu fiquei com pena da pessoa que não tem coragem de contar a verdade. No fundo cada um de nós sempre sabe o que faz de bom ou de mau para o outro. Por mais que a gente tente dourar umas pílulas, a gente sabe das cagadas que faz e sabe, inclusive, que estamos aí, na vida, à disposição para ser vítimas das cagadas alheias.

Sim, a gente acha que controla a nossa vida, as coisas ao nosso redor e tal, mas, no fundo, a gente mal controla a hora de dar uma cagadinha. Dito isso, vale a reflexão: se nem nosso intestino, que está dentro de nós, que faz parte de nós, a gente consegue controlar, a gente acha mesmo que vai controlar o que os outros fazem ou falam a nosso respeito?  Impossível. Então, vida que segue. Cada um com sua verdade ou, no caso de algumas pessoas, cada um com a sua mentira.

2 comentários sobre “Sobre as biografias não autorizadas…

Deixe um comentário

